Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2008

salve jorge!


ontem, dia 23/04, foi dia de são jorge. é, aquele que diziam que morava na lua, junto com seu cavalo e o dragão. praticamente o homem de marlboro no espaço.

não posso me dizer devota de são jorge porque não me considero devota de nada. sou simpatizante, no máximo. alguns anos, faço promessa pra ele, as vezes pedindo algo, às vezes só pela contrição de um mês pra ganhar moral com o santo. ah, as superstições. são, como as cartas de amor de pessoa, ridículas, mas e daí? sou assim, contraditória.
a wikipedia tem um capítulo bacaninha chamado "são jorge na cultura pop". separei algumas coisas que achei interessantes:

- Dia 23 de abril para algumas das religiões afro-brasileiras é o dia de São Jorge no Brasil, dia que se faz homenagens ao santo guerreiro.
- Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
- As tatuagens com o Santo Guerreiro estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
- Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge. Vão desde simples camisas até mesmo bolsas de marcas famosas. Muito além das fronteiras religiosas, São Jorge virou um ícone pop, especialmente no Brasil.
- São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo Fiel, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
- São Jorge é considerado o Santo Padroeiro dos Jogadores de RPG.
- Na Umbanda, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo São Jorge é identificado com Ogum.

no candomblé, ele é oxóssi. e devo confessar que sou uma das que tem camiseta, vela, estátua, escapulátio e mais coisas com a figura dele.

Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.


SALVE, JORGE!

8 comentários:

paula disse...

Okê Arô!

jenifferuchka disse...

salve jorge!

apesar dos corinthianos terem deixado a estátua cair...

Caminhante disse...

Julie, minha ampla cultura de fatos irrelevantes (oh!) discorda do que você colocou aí. Não é que na Umbanda ele seja uma coisa e no Candomblé ele é outra. Em algumas regiões ele é considerado uma entidade e em outras a outra, e isso pelas duas linhas.

Anônimo disse...

Não tem nada de ridículo, acho de uma lindeza profunda. Cada um encontra seus símbolos e o coração te dita como se comunicar com seu self, com a natureza, com o mundo. Não sei onde está a grande sabedoria, diante do misterioso, de simplesmente negá-lo. Por influência de Jeni andei lendo o Homem e seus Símbolos do Jung (postei um link no scrapbook dela pra baixar uma versão pdf com todas as ilustrações, belezinha - pega lá se quiser!), e senti tanta coisa em mim fortificada.

Por coincidência, essa noite oxossizei longamente - trabalho dando no saco, a gente pergunta a quem entende.

Mas, por ser do sudeste, também associava São Jorge a Ogum - como cantava Clara Nunes, "Salve São Jorge Guerreiro, Ogum, Ogunhê, meu Pai!"

Quando for à Bahia, vou com tanta expectativa que o Pelourinho vai me repelir: vou querer Candomblé, comida boa e gente que mexe no samba, não fica parada / que toca a viola e ela quer sambar, que ela gosta da roda, ela quer rebolar / com um samba que deixe a gente mole / e asè!

paula disse...

É, a correspondência dos santos católicos com os orixás varia de acordo com as regiões do Brasil.

E o candomblé, dependendo do terreiro e da linha, sequer acata o sincretismo.

très julie disse...

ai que no pelourinho hoje é onde bem não tem essas coisas. mas a gente acha um terreiro bacana pra te levar.

e hoje eu comprei um vestido com estampa de são jorge. tô falando, não resisto.

Anônimo disse...

"São Jorge, por favor, me empresta o dragão"
Relembrando esse cantor 'xuxu beleza' q vc A-DO-RA!

très julie disse...

uma coisa mais sobre a qual gostari de aprender: religiões africanas no brasil, sincretismo, isso tudo. acho que meu pai tem um livro sobre isso, vou procurar.

e fan, sem comentários. =P