Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2008

o nome da rosa

no 1º post, eu falei que não ia tentar explicar o motivo de ter resolvido começar um blog, mas acho super digno explicar o nome do dito cujo, até porque isso foi algo que consumiu boa parte do tempo de criação deste espaço. pois é, eu sei que shakespeare disse que "se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume”, etc, etc, mas não ia combinar comigo escrever num blog chamado "cantinho da julie", "meu lugar especial" ou "coisas lindas 2008" (momento piada interna). claro que títulos com referências a sanatórios psiquiátricos e bares, só para citar dois exemplos, também seriam possíveis e cabíveis. enfim.

de qualquer forma, resolvi que a minha característica a ser enfocada no título seria meu lado dançante, beeshal, purpurinado e levemente tosco/brega/cafona/you name it (se você não identifica qualquer destes traços em mim, por favor, me escreva: quero realmente entender como consegui mentir sem querer para alguém). até porque nada impede que a pessoa seja todo esse glamour (por vezes decadente) e, ao mesmo tempo, aprendiz de heleninha roitmann, ou de odete roitmann (depende da ocasião).

escolhido o nome, veio o parto para escolher o endereço, já que algum idiota de seattle pegou o domínio totaleclipseoftheblog.blogspot e NÃO ESCREVEU NADA no blog dele. me pergunto porque ele não escolheu um nome com referência ao nirvana, à chuva torrencial ou ao filme sintonia de amor (que no original se chama sleepless in seattle). mas, no fim das contas, achei que julietotaleclipse era mais curto e mais fácil de lembrar, e deixava claro que é o MEU eclipse total (hoje acordamos egocêntricos, não?).

aí vem a parte curiosa da história: mando o link do blog para arthur ler o primeiro post, ver a cara da bagaça e tal, dar conselhos, enfim, um feedback antes de eu sair mandando o endereço pras pessoas. ele lê o endereço e diz "meio caetânico, hein?". e só aí é que eu me dei conta de que julie total eclipse podia ser uma referência a eclipse oculto (se você não é nordestino, leia julie tótal éclipse, e éclipse óculto para ativar o modo caetano). achei bonito, já que eu gosto de caetano (por N motivos, que um dia, quem sabe, eu posso elencar aqui). e ele não foi o único que percebeu o caetanismo do nome.

pois é, então, eu queria dedicar o endereço caetânico à pessoa mais caetano descontrol que eu já conheci, que é meu saudoso avô vinício, e o título a toda essa cambada de gente performática que eu conheço - com menção honrosa a fernanda, que outro dia disse que se ela morresse, ela só queria ter a certeza de que, onde quer que ela estivesse, ela poderia ouvir, mais uma vez, total eclipse of the heart (eu JURO que não inventei isso). se você não é caetânico e nem gramuroso/brega/dançarino, não vá embora. os temas aqui s(er)ão bem variados e você certamente achará algum post de que goste (ou não). ou pelo menos, eu assim espero.

2 comentários:

paula disse...

Eu adorei...

paula disse...

Ah, e eu tava lá, eu pisei no feijão, quando Fernanda fez tal declaração. Até rimou, pq é verdade.