Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2008

lei seca, e sem al capone

nunca gostei da mistura álcool e direção. nunca fui de encher a cara e dirigir, e quando morei em são paulo, passei 8 anos indo aos lugares sempre com o dinheiro do táxi, se o motorista não fosse conhecido ou confiável. já levei o carro de algumas pessoas que estavam sob condições temerárias de conduzir um carro. já insisti para muita gente dormir na casa de arembepe para não terem que voltar dirigindo pela estrada do côco após beber o dia todo. minhas companhias são normalmente responsáveis: quando sabem que vão tomar todas, preferem ir de táxi, se saem dirigindo, bebem comedidamente.

em tese, então, eu deveria ser a favor da lei seca, certo?

certo?

errado. não dá para acreditar nas coisas que nosso poder legislativo é capaz de produzir. do dia 19/06/08 em diante, dirigir com 2 dg/l de álcool no sangue (= um chopp) sujeita o condutor a multa de R$ 955,00 e perda do direito de dirigir durante um ano. se o percentual for acima de 3 dg/l, além da infração gravíssima, da multa e da suspensão da habilitação, você estará cometendo crime e ficará sujeito a pena de detenção de 6 meses a 3 anos. que nota?

mas dá pra piorar. a legislação antiga previa a possibilidade da pessoa se recusar a fazer o teste do bafômetro. a recusa poderia ser interpretada contra o motorista, mas isso não significa que ele seria necessariamente considerado embriagado. agora, o motorista que se recusar a fazer o teste tem que pagar a multa e perde o direito de dirigir por um ano! sim, a pessoa está sendo obrigada a fazer prova contra si mesma.

é possível que quem é defensor da lei alegue que eu só estou revoltada porque gosto de beber. mas vamos e venhamos: quem tem amigos que bebem e são responsáveis, me diga: pessoas que agem assim são as causadoras dos acidentes bizarros e fatais?

e olhem, eu conheço uma quantidade razoável de casos de conhecidos que morreram de acidente de carro. é sempre péssimo, mas o que se vê por aí são acidentes causados por pessoas realmente bêbadas (e consumir álcool não deixa automaticamente a pessoa bêbada), ou que dormiram no volante por puro cansaço.

e agora está todo mundo esperando para ver se a lei vai pegar, e prevendo o aumento da corrupção, porque é claro que vai ter muita gente preferindo pagar ao guarda para não ser multado, sobretudo se correr o risco de pegar pena de detenção. e vamos e venhamos: se a pessoa está dirigindo de forma temerária, ok que ela seja parada (mas já era ok antes). mas imaginem se eu estou andando direitinho de noite e uma viatura cisma em me parar só para fazer o teste por amostragem. tá na cara que estão querendo levar algum.

só sei de uma coisa: lei seca sem o glamour dos anos 20 é o fim da picada!

p.s. de forma alguma eu estou fazendo apologia a que as pessoas bebam e dirijam. eu só acho que tem um monte de gente que estava bebendo socialmente e sendo feliz e responsável, e que agora não podem nem mais comer 2 bombons de licor, ou bochechar com listerine, ou tomar seu biotônico fontoura - vulgo xarope de cachaça -, ou tomar vinho no jantar. e quem já estava barbarizando por aí pode continuar, afinal, já existia uma lei que punia essas pessoas, e nem por isso as coisas deixaram de acontecer.

p.p.s. e os percentuais da nova lei não são próximos aos de países como inglaterra e estados unidos, onde a fiscalização desse tipo de coisa funciona. na verdade, estamos no caminho dos países árabes. nos ditos países civilizados, a dosagem alcóolica por litro de sangue era até maior do que a da nossa antiga lei!

Um comentário:

Princesa Barbie disse...

sabe que eu não sei o que pensar sobre isso?

sou quase que invariavelmente contra poderes e imposições. mas também acho (olha que contradição mais grande, meldels) que uma sociedade que se deseje eficaz e organizada precisa pôr freios meio arbitrários em certas coisas.

é praticamente certeza que se NINGUÉM dirigir depois de beber, trate-se de pessôos oficialmente responsáveis ou não, os acidentes vão se reduzir drasticamente.

mas enfim. também não sei se é o caminho. tô em cima do muro, bem cômodo, porque não sei dirigir ;)