Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2008

mudança de sexo no SUS

li essa notícia hoje, e gostei (leia o original aqui):

Hospital do SUS fará cirurgia de mudança de sexo, anuncia Temporão

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou hoje (5) que, até o final do mês, assinará uma portaria que vai permitir a realização de cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele disse que a portaria trará todos os critérios para a realização desse tipo de cirurgia e que poucos hospitais públicos serão autorizados a realizar o procedimento. O ministro não antecipou o número de unidades credenciadas para a cirurgia, mas disse que, serão poucas por tratar-se de um procedimento médico complexo, de longa duração e que exige um grupo de profissionais específicos.

Segundo o Temporão, as unidades serão hospitais universitários ligados aos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

"Há uma demanda social. Essa portaria estará atendendo a todas as especifidades", disse o ministro ao chegar na 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), no Centro de Convenções, em Brasília.

Ele disse que, há 11 anos, o Conselho Federal de Medicina aprovou esse tipo de cirurgia como procedimento médico. No Brasil, a cirurgia de mudança de sexo é feita apenas em clínicas e hospitais particulares e é um procedimento de alto custo.

deve ser um pânico nascer e ter a sensação de que você veio trocado, homem no corpo de mulher e vice versa. e não, isso não tem necessariamente a ver com orientação sexual. isso é questão de identidade sexual. vamos parar de achar que todo gay queria ser mulher e que as lésbicas são loucas pra ser um homem bem machudo, porque não é assim que a banda toca.

se bem que eu acho que o povo que me lê já sabe muito bem disso. mas não custa reforçar, né?

p.s. só eu acho que este é o tipo de post que faz com que pessoas desavisadas venham me perguntar se é muito difícil virar travesti? gato escaldado tem medo de água fria...

5 comentários:

Anônimo disse...

Digno, néam?

paula disse...

Cunhade, mais trabalho pra Tio Nilo!

(não posso deixar de te chamar de cunhade nos comentários desse tipo de post)

Anônimo disse...

Não tem nada a ver com o tema (aliás, tem mais a ver com o tópico do dia dos namorados, mas vamos lá).

Compartilhando com os coleguinhas:
http://www.youtube.com/watch?v=SxVCFGrNHWc

Atenção para as legendas, coreografia, "capuz", etc etc etc etc...
Raffaela Carrá que se cuide!!

Anônimo disse...

Mudança de Sexo e escova progressiva deveriam ser cobertos pelo SUS e TODOS os planos de saúde. Não que eu precise dos dois, só de um, talvez [/fazendo a egípcia].

Jules, também leio seu blog, uhú (soquinho no ar).

menina_pati disse...

quase um mês depois, os companheiros liberaram os blogs de novo, ueba!
\o/

e amigááám, acho digno liberar a operação para quem quiser.
Joguem-se, com glitter e purpurina.
Ui!