Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

pelo direito de não perdoar

nossa educação cristã ensinou que Deus perdoará tudo se você se arrepender do que fez (e geralmente, Ele acaba perdoando mais quem errou mais - filho pródigo feelings -, como se para garantir o resgate daquela alma). o problema é que algumas pessoas acham que isso vale para o mundo dos homens, e acham que também aqui você pode fazer qualquer coisa, mas, se se arrepender sinceramente, o sacaneado ofendido tem que lhe perdoar. tem que, é um direito seu. desculpe-me por partir o seu coração, mas eu tenho que dizer uma coisa: não, não é.

sim, eu entendo, você errou, mas se arrependeu, sofre com isso até hoje e faz de tudo para consertar o erro. mas nem por isso a outra pessoa quem que aceitar suas desculpas e te alforriar da culpa que te come por dentro.

tem gente que não consegue superar esta teimosia do outro. acha um absurdo que se guarde tanto rancor, entende que não é para tanto. i've got news for you: quando um não quer, dois não brigam, nem fazem as pazes. e tem um aí que já deixou bem claro que não quer.

ah, pensa você, mas é muito radicalismo. sim, concordo. o outro poderia relevar aquilo. mas ele não consegue, ou não quer (sim, ele tem direito de guardar rancor). ele pode estar sendo radical, por um lado, mas e você não está sendo igualmente quando quer impor seu arrependimento, suas boas intenções e suas desculpas?

é duro, mas você vai precisar aprender a viver com isso, com essa coisa mal digerida. eu sei que é difícil, e que a situação não resolvida é um eterno lembrete de que você agiu mal - e muita gente acha muito difícil encarar isso, o fato de ter agido mal. eu mesma acho. mas infelizmente, em alguns casos, você não vai conseguir expiar sua culpa com o perdão do outro. porque é isso que o perdão, nestes casos, representa: a chance de passar a borracha, fingir que aquilo não aconteceu (ou pelo menos não ser obrigado a conviver com a lembrança, transformando-a num evento do passado, algo ruim mas que ficou para trás), e assim, não ficar mal na foto (no caso, na sua foto com você mesmo).

é preciso respeitar o desejo do outro de se lembrar do que você fez e te odiar todos os dias por isso. e entender que só você vai poder se libertar da culpa, ou aprender a conviver com ela. espero sinceramente que você consiga e seja muito feliz.



p.s. não, eu não sou assim (aliás, nem assado). além de eu não brigar com as pessoas, não sei se conseguiria viver com alguém atrás de mim querendo fazer as pazes. isso não significa que eu colocaria a pessoa de volta no lugar que ela ocupava antes; mas eu diria "ok, já foi, sem ressentimentos" e deixaria o outro seguir em frente. mas essa sou eu, e eu respeito o direito de quem quer guardar a mágoa e a raiva e não perdoar.

2 comentários:

Caminhante disse...

Também não gosto dessa história de que um pedido de desculpas apague tudo. É como se o jogo automaticamente se voltasse contra você depois que o outro pediu desculpas - não importa o que ele fez, agora a malvada é você se não perdoar.

Isso sem falar que perdoar não sinônimo de "tudo volta a ser como antes".

très julie disse...

justamente! a pessoa manda a bola pra sua quadra e automaticamente VOCÊ passa a ser o errado só porque não perdoou? sou contra. e as pessoas costumam agir assim - tanto os que erraram quanto os amigos em comum, que ficam dizendo ao magoado "ah, mas ele pediu desculpas, está mal, você vai ficar assim, vai ficar esse clima?".
eu vivo de perto essa história (ninguém notou, né? :P) e sei que rola isso sim.