Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

sociologia meets bob fosse

mundo (cada vez mais) bizarro:

Obra de Karl Marx, O Capital vai virar musical na China

A obra O Capital, do filósofo alemão Karl Marx, vai virar musical na China. A narrativa tem como cenário uma empresa com operários insatisfeitos com suas condições de trabalho. Ao descobrirem que estão sendo explorados por seu chefe, eles resolvem agir.

A peça, que tem estreia prevista para o ano que vem, terá shows de dança no estilo Broadway e terá assinatura de He Nian, diretor de lutas de artes marciais. "O estilo da apresentação não é o que importa, mas sim que as teorias de Marx não sejam distorcidas", disse ele em entrevista ao Wen Hui Bao.

Para a adaptação ser o mais fiel possível à ideologia marxista, a produção do espetáculo contratou um professor de economia para revisar o roteiro. Ainda não houve nenhuma manifestação do Ministério de Propaganda, responsável pela censura cultural.

se eu fosse marxista, seria MEGA contra. tá loca, fia? tem total a vibe de ser o primavera para hitler* deste milênio. vejam o vídeo do filme de 1968 e me digam se não concordam comigo.



de brinde, ainda coloco a parte da escolha do hitler para a peça, que é provavelmente a melhor parte do filme (e olhem que o filme é todo bom):



além do mais, super me lembrou os tempos do colégio, porque nos trabalhos de grupo, independentemente da matéria ou do assunto, a gente sempre queria colocar música e dança (a gente = meninas). para vocês terem uma idéia, fizemos uma peça de literatura sobre mitologia grega contando 5 mitos: narciso, rei midas, o minotauro, prometeu e pandora e o rapto de perséfone por hades, e rolavam várias músicas do filme grease com coreografias. então, não seria impossível fazer um musical sobre o capital, se tivesse existido esse trabalho. não duvidem da capacidade e criatividade de adolescentes fãs de filmes como o já citado grease, flashdance, footloose & afins.


* está aí um filme que eu amo - a versão de 1968, porque aquela nova,
os produtores, é tão sem gracinha...

2 comentários:

Caminhante disse...

Olha, não me surpreendo. Na revolução cultural eles colocavam marx/mao em tudo - de jardins a ballet. Então, isso é fichinha...

Quéroul disse...

eu comecei rindo qdo li o título, mas ei, no final eu gostei.
se pans é bem melhor pra aprender essas coisas, sem ter que ficar lendo e lendo e discutindo e lendo mais e nunca entendendo é porra nenhuma.