Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

recorte e cole - com música, por favor!

nem sempre a gente percebe o quanto somos manipulados por uma boa edição e trilha sonora. no BBB (que eu não assisto, mas sei como é), é fato que a globo dá o tom que ela quer com a edição do programa - não que eu ache que eles tentam manipular para que tal pessoa ganhe, afinal, a lógica é que o escolhido da audiência ganhe, certo? audiência que é quem paga as contas da empresa.

mas BBB é apenas um exemplo. os filmes, por exemplo, mudam tanto com estes artifícios que uma das regras do movimento dogma é que "o som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (a música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena)". porque é um fato que a trilha sonora pode ser totalmente manipuladora de emoções. uma das coisas que me irritou em alice de tim burton foi a trilha de danny elfman (de que eu gosto, ressalte-se), produzida de forma a te fazer sentir isso e aquilo (o que, por sinal, não funcionou comigo nem com minha família, com quem fui ver o filme).

as novelas têm isso também. tem aquele "tlén" (três notas de piano tocadas rapidamente) clássico que existe em toda cena global de revelação.

sem falar na música soturna que toca sempre nos filmes de terror, o que ajuda não só a se entrar no clima como contribui 80% para que o filme seja de terror. assista um desses filmes (tipo o chamado) com a TV no mudo e me conte se não é.

mas acho que não estou dizendo nada que as pessoas já não saibam e sobre o qual não tenham pensado antes. aí vocês perguntam: mas onde ela quer chegar?

aqui:




incrível como o iluminado, filme pesado de kubrick baseado (livremente) num livro pesado de stephen king, com a edição correta e a música idem, ficou com cara de comedinha familiar, não?

adoro esse vídeo. e a gente nem fica com vontade de bater em shelley duvall no trailler!

lembre do que viu quando estiver assistindo o oscar e pensando que prêmio de melhor edição e de trilha sonora é babaquice.

(esse vídeo foi o lucas quem me passou. duvido que ele leia o blog, mas, se estiver aí, você sabe que o crédito é seu!)

Um comentário:

Andréia disse...

Oi Flor passa lá no blog tem selinho pra vc.
Bj